Móveis Klaesener - Tok Lar

Endereço Rua Uruguai, 1644
Telefone 55 3537-1961
Site www.toklar.com.br

O histórico da empresa Arno Klaesener e Cia Ltda começa com a vinda do casal Arno Klaesener e Paulina Klaesener ocorrida em 15 de novembro de 1946, provenientes da cidade de Panambi-RS.

Cheios de sonhos e esperança o jovem casal aportou na então Vila Bela Horizonte para construir o seu futuro. O primeiro passo foi a aquisição de uma pequena casa de madeira coberta de taboinhas, para abrigar o casal e seu primeiro filho.

Imediatamente o marceneiro profissional Arno foi em busca de trabalho. Logo arranjou boa colocação, trabalhando por comissão na serraria Beck, para fabricar moveis e esquadrias . As maquinas eram precárias mas o entusiasmo era muito.

Foi neste trabalho que Arno conheceu o jovem Hugo Koning, tornando-se grandes amigos. Na decorrência desta amizade e entendimento surgiu a idéia de juntos instalarem uma pequena fabrica de moveis. Já em 1948 compraram em sociedade do Sr. Balduino Schneider um terreno com 1015m² sobre a qual localizava-se um salão de bailes e bolão. Ambos foram desativados. E a pequena empresa Klaesener e Koning começa a produzir móveis e esquadrias em madeira para a progressista Vila.

No ano de 1950 era construído o primeiro prédio de alvenaria com uma área de 140 m², destinado a abrigar as maquinas e ampliar a área física. Com a prosperidade dos negócios e com o objetivo de ampliá-los, em meados de 1951 os sócios Arno e Hugo adquiriram o cinema local, que na época funcionava no antigo prédio do Clube Cultural. A sociedade perdurou até meados de 1956 quando ocorreu a divisão da mesma, destinando-se o cinema para o Sr. Hugo e ficando a fabrica para o Sr. Arno Klaesener, que na mesma oportunidade admitiu como seus novos sócios os srs. Hugo Becker, Odilo Nagel e Afonso Hupfer. Formando então a empresa Arno Klaesener e Cia Ltda, que permanece até hoje. Em 09 de agosto de 1961 aconteceu uma nova alteração de contrato social. Permanece apenas o Sr. Arno Klaesener e um novo sócio, Sr. Arthur Baron e a empresa passa a incluir em suas atividades o comercio de móveis. Atualmente fazem parte da constituição da empresa o Sr. Arno Klaesener e seu filho Egon, senda a administração da empresa exercida pelos mesmos.

No inicio desta década um grupo de empresários da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul constituíram a Associação Gaucha de Lojas de Moveis e Eletrodomésticos e Afins. A entidade definiu sua sede na Cidade de Ijui/RS constituída por 34 empreendimentos associadas, passou a ser assistida pelo Programa Redes de Cooperação do governo do estado do RS.

No dia 05/09/2002, foi realizada a apresentação da Rede com a realização de um evento na cidade de Ijuí, com a participação de grande numero de fornecedores. Em seguida foi efetivado o lançamento da Rede TokLar ao publico em geral, sendo realizado no mesmo dia em horários diferentes em 3 municípios: Crissiumal, Horizontina e Três de Maio.

A realização de negociações com fornecedores, a realização de campanhas de ofertas todos os meses, com confecção e distribuição de tablóides de ofertas e propagandas em rádios, a instituição da Campanha que realiza todos os finais de ano: “Caminhões de Prêmios”, são pontos marcantes do trabalho da Rede no sentido de competitividade no mercado. Com 59 lojas, a Rede consolida a sua atuação no mercado, garantindo força competitiva nas negociações junto a fornecedores e um plano de marketing compartilhado a baixo preço para cada um dos associados e com um enorme reflexo junto ao mercado consumidor. No ano de 2010, uma nova ação de expansão foi desencadeada pela rede e 18 novas lojas foram integradas, totalizando 77 pontos de lojas e 55 associados.