Acesso rápido
 


 
Localizada na Região Fronteira Noroeste do Rio Grande do Sul, Horizontina é uma cidade que desde sua fundação em 1955, tem sido destaque pelas características das pessoas e pelo empreendedorismo, fatores responsáveis pelo desenvolvimento econômico e social observados na atualidade.

Ao identificar a necessidade de qualificar a mão de obra para atuar nos setores comercial e industrial, um grupo de lideranças da comunidade,  em 03 de setembro de 1968, fundou então a ACI, Associação Comercial e Industrial, que começou a construir um legado que hoje se confunde com a própria história do município.
 
A primeira diretoria teve como presidente Arnoldo Gerhardt, e foi a responsável pelo primeiro curso realizado, o curso de escrita contábil, o primeiro de muitos que marca a ação da associação até hoje.
 

Com o passar dos anos, novos setores empresariais passaram a ser atendidos pela entidade, fazendo com que então a ACI passasse a se chamar Associação Comercial Industrial e Agropecuária, a ACIAP.

Ao longo da trajetória a Entidade enfrentou momentos variados, grandes conquistas foram alcançadas, e dificuldades foram superadas. Cada momento serviu para traçar a imagem que hoje a ACIAP detém; uma entidade forte, com representatividade e referência entre as ACI’s da Região.

Quando fundada em 1968, a ACIAP contava com 60 empresas associadas, um número significativo para uma entidade que estava começando, o que prova o engajamento dos empresários da época.

A partir da metade da época de 70, a Associação passou por momentos difíceis. As necessidades das empresas e da Associação eram muitas e o tempo disponível para dedicação à entidade pouco. Esse contexto, fez com que Walter Bündchen, acumulasse por determinado período os cargos de prefeito da cidade e presidente da Associação.
 

Na década de 80, a ACIAP contratou a primeira funcionária e alugou uma sala própria, segundo os registros, o número de associados na época já era de 100 empresas.

Nos anos 90, o destaque foi à construção da sede própria, e a mobilização dos associados foi decisiva para que a obra fosse possível. Na metade da época de 90, o oferecimento de cursos de qualificação passou a ser intensificado proporcionando as empresas treinamento em diversas áreas. Cada curso oferecido contribuiu não só para as empresas, mas para o desenvolvimento de Horizontina como um todo.
 

Em 2001, surge o programa Parceiros Voluntários, em 2002, foi elaborado o primeiro plano estratégico que teve como foco o suporte empresarial.

O número de atividades da ACIAP com o passar dos anos se intensificou, entre eles, o Café com o Associado e o Encontro Fique Por Dentro, que passaram a acontecer proporcionando um ambiente apropriado para a troca de informações e integração.
 

 
Em 2010 a ACIAP torna-se uma marca associada à solidariedade; quando um temporal atinge Horizontina. Um chamamento é feito aos associados e 39 empresas contribuíram para arrecadar material ou dinheiro para compra de materiais. Um total de 22 casas de colaboradores de empresas associadas foram cobertas parcial ou totalmente por essa ação. Também 14 empresas foram danificadas pelo temporal e utilizaram a estrutura da ACIAP para poder trabalhar até que fosse estabelecida a normalidade.

De Outubro de 2010 a outubro de 2012 foi realizado em parceria com o SEBRAE, o Projeto de Revitalização dos Espaços Comerciais: 45 empresas participantes. Cursos de qualificação da gestão, atendimento, layout e visual das lojas. Resultado totalmente positivo: Muitas organizações mudaram layout interno, fachada e apresentação de produtos. Empresários participaram da elaboração do Projeto de padronização das ruas do centro, a ser executado em parceria com a prefeitura e que ainda aguarda sua efetivação.
 
Nos anos de 2011 e 2012, realizou-se no mês de julho a Taça Integração ACIAP/CMD de Futsal, que reuniu média de 44 empresas com 18 equipes participando a cada ano.
 
Nos Anos  2010, 2012, 2013, 2014 e 2015, parceria com a Associação Júnior Achievement, no desenvolvimento do Programa Miniempresa, envolvendo as três escolas de Ensino Médio de Horizontina.

Em Dezembro de 2011, o serviço disponibilizado aos associados e comunidade em geral para proteção ao crédito passa a ser o SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito, com 95% do banco de dados do estado do Rio Grande do Sul.

No ano 2012 foi construído o Planejamento Estratégico da Entidade e divididas as ações dentro dos diversos Departamentos da ACIAP.

Em 2010 foram criados os Departamentos de Projetos, Eventos, Marketing e Jovem Empresário. Em 2012 criados mais Departamento de TI, Indústria, Certificado de Origem e Departamento de Desenvolvimento.
 

Em Setembro de 2012, com a parceria de 74 empresas, foi construído o Rancho da ACIAP, que é disponibilizado aos associados.
 

Setembro 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014, a ACIAP participou ativamente das comemorações da Semana Farroupilha do município.

Em Junho de 2011 foi realizada a compra e Instalação do Sistema Gerencial SIGAEM, que fornece ferramentas para a gestão eficiente da Entidade. Produto da FACISC – Federação das Associações Comerciais de Santa Catarina.

O ano de 2012 foi histórico para a ACIAP. Conquistávamos a empresa associada de número 300.

Nos anos de 2012 a 2015, em parceria com a Fundação John Deere, é realizado o Projeto de balett, que acontece na sala da ACIAP.
 
Outros eventos que marcam Horizontina e contam com a participação destacada da ACIAP são a MAPIC, Feintech, Horizontina em Exposição  e Jeep Country.

Atualmente a ACIAP possui 360 empresas associadas, sendo uma referência regional entre as ACI’s da região. 

A missão da ACIAP é oferecer suporte empresarial visando a satisfação e sucesso dos associados, promovendo desenvolvimento socioeconômico e cultural, com produtos e serviços de qualidade e que atendam as necessidades das empresas, agindo com ética e respeito as pessoas.

Além de representar a classe empresarial e buscar o desenvolvimento e o fortalecimento dos setores congregados ao longo dos anos, a ACIAP tem contribuindo de acordo com o contexto social para a melhoria da qualidade de vida de todas as áreas de atuação, sendo essa uma meta indissociável para quais as futuras gerações deverão estar comprometidas.

Ser atuante e participativa é um desafio que a Associação abraça, contando sempre com o apoio de trabalho de pessoas também comprometidas com o desenvolvimento, que acreditam no potencial do comércio e serviços, da indústria e da agropecuária regional.


 

 

logo_gray.png