Centro Brasil

Endereço Rod. RS 305, Km 31
Site www.centroinc.com

A Centro Brasil é uma filial da empresa norte americana Centro Incorporated, indústria do ramo de rotomoldados de alta tecnologia, e será a primeira fábrica a operar fora dos Estados Unidos. Possuí na sua carteira de clientes grandes empresas, entre as quais, a John Deere, a Caterpillar, a Harley Davidson, entre outras.

Com a instalação de uma unidade da fábrica no município, as peças que eram importadas dos Estados Unidos, passarão a ser produzidas em Horizontina, abastecendo a unidade local da empresa.

A instalação da empresa em Horizontina começou a ser gestada no final do mês de março de 2012, quando o vice-presidente da empresa, Sal Hazboun, visitou o município. O convite para a empresa se instalar no Brasil teria partido da própria John Deere.

Prospectando o melhor local para instalar a sua primeira unidade no país, os consultores da CENTRO estiveram em Horizontina, porém o município estava carente de área e estrutura para oferecer ao grupo, que chegou a analisar municípios vizinhos.

Bartz que acabaria contratado para gerenciar a fábrica local pela sua experiência na área, à época quando da visita, manteve contato com os gestores representando a ACIAP em uma reunião com o então prefeito Irineu Colato e os gestores da Secretaria de Indústria e Comércio Carlos Berwian e Alceu Fagundes, pois dominava o inglês e serviu como interprete da reunião com os investidores.

Ao perceber que a estrutura disponível não havia atendido a expectativa dos interessados, Bartz preocupou-se e numa verdadeira corrida contra o tempo, buscou(desafiou) o empresário Valdir Zaleski a adquirir área e construir a estrutura desejada pelo grupo, que faria contrato de locação a longo prazo. Passados alguns meses, o grupo voltou manter contato e diante da sinalização positiva confirmou o investimento. Inicialmente a empresa que produz componentes em plástico rotomoldado, para colheitadeiras e plantadeiras gerará 15 postos de trabalho, podendo atingir 70 quando alcançar capacidade plena de produção.