Farmácias São João

Endereço Rua Uruguai, 1310
Site www.farmaciassaojoao.com.br

O espírito empreendedor de um garoto que, aos 14 anos de idade deu os primeiros passos no ramo farmacêutico, hoje tornou-se uma das maiores redes varejistas de medicamentos do país. Filho de agricultores, o mais velho de cinco irmãos, o empresário Pedro Henrique Kappaum Brair começou a trabalhar desde cedo, aos nove anos, auxiliando no sustento da família que residia na cidade de Santo Augusto, região Norte do Rio Grande do Sul. Nesta época, vendia picolés nas ruas da cidade e, pouco depois, passou a comercializar vassouras de palha que ele mesmo produzia. Em 1973, aos 14 anos, mudou-se para a cidade de Iraí, onde foi trabalhar como atendente na farmácia dos tios. Foi seu primeiro trabalho como vendedor de medicamentos. Para prestar bom atendimento aos clientes, o menino ocupava o tempo vago lendo as bulas dos remédios, desenvolvendo sua principal missão de vida: a saúde das pessoas.

Três anos mais tarde, já experiente, retornou de Iraí a Santo Augusto, a fim de conseguir uma vaga no pequeno hospital da cidade – onde administrou a farmácia e aprendeu o ofício de auxiliar de enfermagem. Em 1979, aos 20 anos, depois de uma década de trabalho árduo e com algum valor guardado, Pedro adquiriu sua primeira farmácia, um estabelecimento tradicional da cidade de Campo Novo, cidade vizinha de Santo Augusto.

A farmácia era de propriedade de Anaurelino de Almeida, conhecido como Seu Nanau, ao qual Pedro ofereceu as economias como entrada na compra do imóvel. Seu Nanau buscou um sucessor com entusiasmo para auxiliar a população e zelar pelo legado da drogaria. Foi com a aquisição do estabelecimento que Pedro deu início a trajetória de sucesso da Rede de Farmácias São João e, este grande sonho do jovem empreendedor ajudou a construir a história de uma das maiores empresas do ramo farmacêutico do país.