Bombeiros Voluntários de Horizontina

Endereço Rua XV de Novembro
Telefone 55 3537-1966
Site www.bombeiroshz.com.br

A Seção de Combate a Incêndio de Horizontina teve sua criação devido ao apelo da comunidade regional, pois com inúmeros incêndios e acidentes que ocasionaram tragédias marcantes e dolorosas a população local, e a Corporação de Bombeiros mais próxima ficava em Santa Rosa, o que tornava inviável e ineficaz o atendimento.

Mobilizada e contando com uma das maiores empresas de maquinas agrícolas do Brasil instalada na cidade, com apoio do Legislativo e Executivo Municipal em 29 de outubro de 1987, foi sancionada a Lei n. 882/87 qual autorizou o Município de Horizontina a firmar convenio com o Estado do Rio Grande do Sul para a instalação do Corpo de Bombeiros.

Em 22 de dezembro de 1987 o Governo do Estado, com interveniência do CMT Geral da Brigada Militar Cel. Valter Stocker autorizou a instalação da Fração de Bombeiros na cidade de Horizontina

Em 22 de dezembro de 1989 foi criada na cidade de Horizontina a Comissão Pró Corpo de Bombeiros para que fosse agilizados recursos para futura instalação de Corpo de Bombeiros, tendo como presidente Senhor Elemar Beck.

Finalmente na data de 02 de março de 1990, foi cortada a fita inaugural do Quartel do Corpo de Bombeiros de Horizontina, marco histórico para a Comunidade local e regional, que lutou por vários anos pela conquista, estava assim nesta data, 02 de março de 1990, fundado e inaugurado o Corpo de Bombeiros de Horizontina, RS, pertencente ao 4º GI de Santa Maria, com Sub Grupamento em Santo Ângelo, RS.

O primeiro Comandante foi o Tenente Floriovaldo Nunes, que contava com um efetivo de 12 Bombeiros Militares e uma viatura de Combate a Incêndio, passando a atender todas as ocorrências inerentes a atividade de Bombeiros e também na atividade de prevenção, passando a exigir o cumprimento da Legislação vigente.

Várias foram a mudanças e modernizações ao longo desses quase 25 anos de criação visando sempre atender as necessidades e demandas da população, corporação e efetivo.

Comandada pelo 1º Sargento Nilson Cavalheiro Bones, conta com modernos equipamentos tanto de uso operacional como administrativo, possui em sua frota, 02 viatura de Combate a incêndio, 01 viatura auto escada,  02 viatura de Resgate e Salvamento, 01 barco, 01 motocicleta, 03 viaturas leves para serviços administrativos e apoio operacional.