Desafios e perspectivas para a retomada da competitividade brasileira
A retomada da competitividade se dá a partir da valorização das empresas, em especial daquelas de pequeno e médio porte, que são as grandes geradoras de emprego do Brasil.
Nos últimos anos, o índice de competitividade das empresas brasileiras vem caindo numa velocidade muito rápida.
Dentre os principais entraves para alcançar esta condição, merecem destaque:
A baixa eficiência empresarial
A baixa produtividade
Os poucos investimentos em inovação e qualidade
O baixo nível da educação.
Esse quadro vem piorando principalmente pela falta de confiança nas Instituições Públicas. Hoje temos uma combinação perversa: uma alta carga tributária, juros altos, altos custos trabalhistas e os gargalos produtivos que influenciam os resultados das empresas para baixo.
O caminho no entendimento do IBMértico é a revisão do sistema de gestão das empresas que, focando na criação de uma verdadeira cultura de resultados, enfatizando:
A revisão da estratégia de crescimento
A implantação de um sistema de governança corporativa efetivo
O alinhamento dos desafios organizacionais, a excelência operacional e o engajamento das pessoas.
A Meritocracia Corporativa é a chave deste sistema. Sua orientação é de remunerar as pessoas de acordo com a sua efetiva contribuição para os resultados das organizações.
A Meritocracia busca impulsionar o desenvolvimento organizacional e reconhece o comprometimento e a efetiva entrega de resultados superiores.
No mundo corporativo nada é mais injusto do que tratar os diferentes de forma igualitária.
É preciso elevar a “régua de exigência” nivelando por cima e não por baixo.
Este modelo se bem desenhado e implementado, é capaz de gerar um sentimento de pertencimento por parte dos profissionais e uma alma para o negócio, na medida em que todas as pessoas tendo as mesmas condições de crescimento e valorização, buscam de forma incessante a geração de resultados superiores.
É importante ressaltar que a Meritocracia é um processo que não possui complacência com aqueles profissionais que não estão comprometidos com a causa da empresa. Ele identifica os melhores, treina-os e reconhece-os dentro das expectativas da empresa. As oportunidades de crescimento surgem para aqueles que trabalham duro.
O IBMértico acredita que as empresas precisam buscar de forma permanente a competitividade de seus negócios e que pessoas qualificadas e verdadeiramente reconhecidas por suas contribuições são fundamentais para a geração de resultados superiores e sustentáveis.
Por: Ilvano Szezecinski - Fundador e Diretor Executivo do IBMérito