Mostra de Artesanato da ACIAP gera grande demanda por confecção de carteira de artesão
Na manhã desta quinta-feira, 5, a agência do SINE em Horizontina esteve confeccionando carteiras de artesão, com o auxílio de técnicos servidores da agência do SINE de Santa Rosa, que vieram à cidade especialmente para esta atividade.
Diversos artesãos de Horizontina manifestaram interesse em fazer a carteira para poder participar da Mostra de Artesanato que a ACIAP realiza uma vez por mês na Praça 25 de Julho. Assim, os artesãos se formalizam na atividade que desenvolvem.
Na oportunidade, os artesãos tiraram suas dúvidas em relação a função e já receberam um documento comprovando sua aptidão para a atividade de artesão. O atestado poderá ser usado até o recebimento da carteira, que será em torno de 40 dias.
De acordo com Angelique Dreissig, Coordenadora do SINE Horizontina, existem inúmeras vantagens de ter a carteira de artesão, como por exemplo, identidade profissional; obtenção de renda própria; isenção de ICMS; acesso a participação de feiras do ramo; declaração de renda fornecida pelo Programa Gaúcho do Artesão e todos seus benefícios.
Angelique destaca que todo profissional produtor de artesanato interessado no cadastro, que fabrique produtos através de um processo manual e/ou com o auxílio de ferramentas, possuindo habilidades para isso, pode procurar uma das agências do SINE para emissão da carteira. Para estar apto, o interessado deverá demonstrar que realiza o trabalho do início ao fim apresentando amostragens das peças.
A Carteira de Artesão é o documento emitido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social, através do PGA - Programa Gaúcho do Artesanato, que identifica o profissional de artesanato devidamente registrado e reconhecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego para fins de benefícios. Nela estão impressos os dados de identificação do profissional, seu número de registro no PGA e as matérias-primas por ele utilizadas, bem como que provou estar habilitado.
O SINE de Horizontina está localizado junto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico em anexo ao prédio da rodoviária.