ACIAP integra comissão regional Pró-ERS 305
Um encontro regional marcou a tarde desta terça-feira em defesa da conclusão da ERS 305, na Câmara de Vereadores de Crissiumal. Lideranças representativas dos municípios de Horizontina, Crissiumal, Três Passos, Tuparendi, Tucunduva, Doutor Maurício Cardoso, Tiradentes do Sul, Humaitá, Santo Cristo e Santa Rosa se reuniram e criaram uma comissão regional que irá articular esforços para a busca do asfaltamento da ERS 305, rodovia que liga os municípios de Três Passos, Crissiumal, Horizontina, Tuparendi e Tucunduva. A gerente executiva da ACIAP, Geanine de Oliveira, representou a entidade.
Como encaminhamento inicial do encontro foi escolhida uma comissão regional que tratará do tema, e seus integrantes atuarão como multiplicadores da mobilização em seus municípios e junto as suas entidades.
Entre as prioridades da comissão formada está a negociação para ingressar no pacote de concessões proposto pelo atual governo; a articulação partidária com aliados do governo estadual; a possibilidade dos municípios assumirem a manutenção de alguns trechos da rodovia; a criação de uma frente parlamentar na Assembleia Legislativa em prol da ERS 305; a atualização do custo da obra; e a busca de um encontro imediato com representantes do DAER.
As obras de asfaltamento da estrada iniciaram em 1989, porém, parte do trajeto entre Crissiumal e Horizontina, além dos 25 quilômetros entre Crissiumal e Três Passos, nunca foram asfaltados. A estrada de 89 km encurta o caminho para ligação das regiões Missões, Fronteira Noroeste e Celeiro com o Oeste de Santa Catarina, gerando potencial desenvolvimento para uma população de mais de 208 mil pessoas. De Tuparendi, passando por Tucunduva e até ao perímetro urbano de Horizontina a estrada foi concluída. Em trecho seguinte, de 10,9km dentro do território de Horizontina a estrada teve a base pronta, mas foi abandonada antes de receber a última camada de pavimento e a sinalização horizontal entregue ao tráfego, o que persiste até os dias atuais, necessitando recuperação. Os trechos que ainda necessitam pavimentação compreendem: Distrito de Vila Cascata (Horizontina) ao entroncamento com a ERS-207 (Crissiumal), com 20,55 quilômetros, e o entroncamento com a ERS-207 (Crissiumal) ao entroncamento com a BR-468 (Três Passos), com extensão de 23,95 quilômetros, totalizando 44,5 quilômetros.