ACIAP, John Deere, StarteSe e Junior Achievement propiciam participação de alunos do Albino Fantin no programa JA STARTUP
A Junior Achievement, da qual a ACIAP é parceria há muitos anos, desenvolve o programa JA STARTUP e neste ano, para Horizontina, uniu-se com a StarteSe e com a John Deere para desenvolver o programa no município com alunos do ensino médio da Escola Estadual Albino Fantin.
A ACIAP já desenvolve o programa Miniempresa em parceria com a JA bem como outros projetos que estimulam e desenvolvem estudantes para o mercado de trabalho por meio do método “aprender-fazendo”. E o JA STARTUP é um programa de aprendizagem prática para que os jovens conheçam conceitos, ferramentas e desenvolvam as habilidades necessárias para transformar suas ideias em startups de alto impacto. Nesta edição, os alunos tiveram mentoria com profissionais da John Deere.
O programa lançou um desafio aos alunos: criar e desenvolver uma startup em 3 semanas, apresentar e concorrer a premiação. Um dos grupos da escola Albino Fantin, conquistou a 3ª colocação na etapa estadual, com o projeto “Live+” – criação de um aplicativo com o objetivo de alcançar pessoas com diversos problemas de saúde e restrições alimentares através de planos alimentares e físicos gerados pelo aplicativo que é personalizado para o usuário. O grupo é formado por alunos do 1º ano do Ensino Médio: Fernanda Zalamena Miotti, Maria Eduarda de Carli, Gabriel Picco Machado, Giorgia Loffler Luckemeyer e Rafaela Zvoboter .
A estudante Fernanda Miotti, de 15 anos, destacou que o aprendizado nesse projeto será levado para a vida toda. “Vou levar sempre comigo tudo o que aprendi, como por exemplo, a importância de dar a minha opinião e colaborar com o grupo, mas também ter muita paciência e ouvir os colegas e os mentores. Tudo isso vai me ajudar muito no futuro e na escolha da minha profissão”.
O coordenador do Departamento do Jovem Empreendedor da ACIAP, Mateus Baumgarten, participou como mentor voluntário do projeto, e auxiliou a equipe que teve destaque. “O projeto JA Startup foi incrível! Toda a estrutura, materiais, preparação e suporte proporcionados pela JA faz com que seja uma experiência enriquecedora proporcionando aprendizado tanto para alunos quanto para os mentores”, disse o jovem.